quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

- Estudo sobre o Fartlek



ESTUDO SOBRE O FARTLEK
STUDY ABOUT FARTLEK

Wilson Pereira Lima

Orientador: Professor Especialista Ronaldo Augusto Pinto Júnior


RESUMO

O número de pessoas que praticam a corrida de rua cresce consideravelmente aumentando a procura por serviços especializados em orientar e desenvolver programas de treinamento e despertando interesse dos profissionais da Educação Física para esta área de atuação, assim, os treinadores de corrida e as assessorias esportivas foram surgindo e se multiplicando. A principal proposta deste trabalho é revisar na bibliografia o treino Fartlek e verificar o conhecimento dos treinadores que atuam nesta área, em relação ao conceito, a relevância e a aplicação do método, se contínuo ou intervalado. A literatura especializada evidencia que o Fartlek é realizado através de corridas em diferentes velocidades, mediante resistências naturais e/ou em pisos variados, onde o volume é determinado pelo treinador, mas a intensidade estipulada pelo atleta. Por sua eficiência no desenvolvimento de um ou todos os sistemas energéticos, este método é largamente conhecido e utilizado. De acordo com a literatura revisada neste trabalho, autores afirmam ser o Fartlek um método de treinamento (...) , mas em pesquisa realizada com treinadores de corrida de rua, dos 36 entrevistados que conhecem este método, (...) responderam que o Fartlek é um treinamento intervalado e (...) responderam ser contínuo, fato que abre uma possível discussão sobre evolução do treinamento ou distorção do conhecimento.

Palavras-chave: Fartlek, corrida de rua, assessoria esportiva.

----------//-----------//----------//----------//-----------

Olá galera,

Este trabalho escrevi como conclusão de curso na graduação e também tive a oportunidade de ser aceito no 1º Congresso Científico de Corrida e Caminhada USP, onde o apresentei no formato de Banner em Temas Livres.

Quem tiver interesse em ler este meu artigo, é só escrever em comentários deixando endereço de e-mail que eu envio em pdf o trabalho completo (10 páginas).

CUIDADO COM QUEM VOCÊ TREINA; PROCURE SEMPRE UM PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA DEVIDAMENTE QUALIFICADO!!!

um grande abraço a todos

Prof. Wilson Lima