quarta-feira, 12 de agosto de 2009

- Exercício Físico e Diabetes Mellitus (Prof. Esp. Brunno Arnaut)


Atualmente, o exercício físico vem recebendo bastante atenção como alternativa na prevenção e tratamento de disfunções crônico-degenerativas, sobretudo o diabetes mellitus. Aproximadamente 12 milhões de brasileiros são portadores de diabetes mellitus. Antes de falar sobre a doença, primeiramente precisamos entender como funciona o metabolismo de um indivíduo sem a presença de diabetes.
Quando estamos no período de jejum ou entre as refeições, os níveis de glicose no sangue (glicemia) costumam oscilar entre 80 e 100 miligramas por decilitro de sangue. Logo após as refeições, o alimento é absorvido pelo intestino delgado e enviado a corrente sangüínea. Assim, logo após as refeições ricas em carboidrato os níveis sangüíneos de glicose aumentam, exigindo do organismo um mecanismo eficiente para reduzir os níveis de glicose na circulação.
Quando os níveis sangüíneos de glicose aumentam, as células beta do pâncreas aumentam a liberação de um hormônio chamado insulina. Este hormônio é responsável por estimular a captação de glicose nos músculos, tecido adiposo, fígado e coração, mantendo as concentrações de glicose no sangue dentro da normalidade. Desta forma, o diabetes mellitus ocorre quando o organismo apresenta uma disfunção na ação deste hormônio, falhando em ajustar as concentrações sangüíneas de glicose.
O diabetes mellitus tipo I é caracterizado por uma deficiência do pâncreas em produzir insulina. Neste tipo de diabetes o indivíduo necessita de doses de insulina para o controle dos níveis sangüíneos de glicose. O diabetes mellitus tipo II é caracterizado por uma redução na sensibilidade dos tecidos a ação da insulina, ou seja, as células não conseguem responder adequadamente a ação do hormônio. Esta menor sensibilidade exige uma liberação de insulina acima do normal com o intuito de compensar esta redução, podendo levar a uma falência das células beta pancreáticas a longo prazo. Assim, estas células param de liberar insulina, ou seja, alguns indivíduos portadores de diabetes tipo II também podem necessitar de doses de insulina. Em ambos os tipos de diabetes os níveis sangüíneos de glicose em jejum situam-se acima da normalidade.
O exercício físico estimula a captação de glicose na musculatura ativa mesmo com uma baixa presença de insulina. Além disso, algumas horas após o exercício físico a musculatura apresenta uma maior sensibilidade a ação da insulina. Assim, a maior sensibilidade amplia a resposta das células musculares ao hormônio, reduzindo a liberação de insulina pelo pâncreas. Esta menor liberação gera um menor stress no pâncreas a longo prazo. Indivíduos portadores de diabetes tipo I conseguem reduzir as doses de insulina, diminuindo os custos com medicamentos. Diabéticos tipo II consomem remédios para estimular a secreção de insulina e/ou aumentar a sensibilidade ao hormônio. O exercício físico também pode fazer com que a dose destes medicamentos seja reduzida. Hoje em dia, sabe-se que a obesidade é uma das principais causa de diabetes tipo II. Assim, a redução da gordura corporal auxilia na melhoria do controle glicêmico.
A sensibilidade à insulina está elevada durante o período de 12 a 48 horas após uma única sessão de exercício, sofrendo um processo de redução dentro de 3 a 5 dias de inatividade. Desta forma, fica bem claro que o exercício físico é um importante aliado no tratamento do diabetes mellitus.

Prof. Esp. Brunno Arnaut
Cref: 051334-G/SP
Graduado em Educação Física pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) – 2005
Pós-graduado em Musculação e Condicionamento Físico pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) – 2007
Pós-graduando em Fisiologia do Exercício pela UGF (Universidade Gama Filho)
Professor de musculação e avaliador físico
E-mail: brunnoarnaut@yahoo.com.br

Este texto foi enviado pelo meu amigo Professor Brunno; leitor assíduo do blog.
Muito obrigado Brunno por dedicar seu tempo escrevendo algo especialmente para este blog, ainda mais se tratando de um tema tão importante.

Grande abraço a todos
Wilson Lima

Um comentário:

  1. Esse é o Bruno? meu professor da musculação?
    Gostei de ver, parabéns.
    Beijão
    Cris

    ResponderExcluir