quarta-feira, 5 de agosto de 2009

- Compressão Discal


Quando uma pessoa fica muito tempo em pé e começa sentir aquela dorzinha nas costas, o que ela faz???? ahñ, ahñ????? ...sim ela diz: _Puxa que dor nas costas, vou sentar um pouco! ...Certamente todos nós em algum momento da vida já fizemos isto. Pois bem, o que a grande maioria das pessoas não sabem, é que se levarmos em conta a compressão discal, ela é maior na posição sentada com ângulo de 90 graus ou inclinado a frente, do que em pé (veja imagem acima).
Analisando esta situação de compressão discal nas diferentes posições ilustradas na imagem, fico pensando naquela pobre criatura que ao chegar na sala de musculação, encontra um Professor que para montar seu programa de treino, nem pergunta se a pessoa tem alguma lesão e muito menos qual a sua ocupação, JESUS! COITADA DESSA POBRE CRIATURA! ...ah! e você Professor que por acaso está lendo esta postagem; fazer estas perguntas para os alunos antes de montar um programa de treinamento, não é só para fazer uma moral ou só para ser simpático atendendo as exigências do padrão de atendimento da academia onde trabalha viu? ...estas informações sobre histórico de lesão e ocupação, são de vital importância na escolha dos exercícios; caso contrário você pode acabar literalmente destruindo seu querido aluno. Imagine por exemplo aquela criatura de Deus que trabalha como Analista de Sistema, sentado na frente de um computador por 8, 9, DEEEEZZZZZZ horas por dia; então o sujeito sai do trabalho e vai para academia onde o infeliz do professor prescreveu para ele por exemplo, Desenvolvimento Sentado (90º), Arnold Sentando (90º) (esse exercício é fera hein!!!!???!!!!! hahahahahahaha), ou ainda, Posterior sentado no banco (aquele que o indivíduo aproxima o peito dos joelhos e faz uma abdução horizontal da articulação do ombro), daí pronto! acaba dilacerando com o pobre coitado do aluno!
Portanto senhores professores, considerem o estudo como um caminho sem volta e sem fim. Na Educação Física não cabe mais o empirismo, chega de conhecimentos práticos devidos meramente à experiência!!!
Quanto a você praticante de seja lá qual for a atividade física, procure sempre um profissional devidamente regularizado no Conselho Regional da Educação Física (CREF), sua chance de errar na escolha vai ser menor.

grande abraço
Prof. Wilson Lima

Um comentário:

  1. Bom dia! Pode me enviar o estudo que utilizou como referência para o gráfico? Atenciosamente!

    ResponderExcluir